top of page

Implantes dentários: Quanto tempo dura o tratamento?


Muitos de nossos pacientes sempre nos questionam: Em quanto tempo o tratamento para implantar o meu dente vai ser finalizado?


Quando falamos de implantes dentários, precisamos ter cautela ao falar de tempo de tratamento porque cada paciente tem as suas particularidades, o seu processo de cicatrização e de aceitação do implante. Ou seja, cada paciente pode ter um tempo diferente de tratamento.


Além disso, é preciso entender quantos dentes o paciente pretende implantar, se será preciso a realização de um enxerto ósseo, como será a adaptação ao pino. Por isso calculamos entre 6 meses e 2 anos de duração e é dividido nas seguintes etapas:


1. Avaliação do cirurgião dentista - Nessa etapa o profissional capacitado (cirurgião-dentista) irá realizar um exame aprofundado da boca do paciente para determinar a indicação e a praticabilidade da colocação de implantes. Nesta etapa, é indispensável uma avaliação radiológica para avaliar o volume ósseo disponível. Por vezes torna-se necessário um scanner. Estes elementos são necessários para determinar o plano de tratamento e assim evitar eventuais complicações.No final do exame, o paciente é informado da opção terapêutica, da duração e do custo do tratamento implantar, assim como dos riscos potenciais incorridos.


2. Enxerto ósseo - Nessa etapa o cirurgião-dentista fará o enxerto ósseo para receber os implantes, no entanto nem todos os casos é necessário fazer esse procedimento.


3. Cirurgia para a colocação pino e cicatrização - A colocação dos implantes dentários é feita sob anestesia local e é indolor. A duração da intervenção varia consoante a complexidade da intervenção (número e localização dos implantes, volume de osso disponível…).Uma vez colocados os implantes, começa a fase de cicatrização. O osso irá reconstituir-se à volta do implante de forma indolor. Esta fase, denominada “osteointegração”, é necessária para suportar a colocação de novos dentes e assegurar uma estabilidade perfeita. Durante este período, pode eventualmente ser colocada uma prótese provisória por razões estéticas.


4. Colocação da prótese dentária - No final da fase de cicatrização, o profissional e o protesista dentário fabricam uma prótese (dente artificial) a partir de moldes. Esta prótese é em seguida fixada sobre o implante.


5. Acompanhamento pós-operatório - Controles regulares assegurados pelo dentista, assim como uma boa higiene bucal, são essenciais para evitar qualquer complicação eventual e garantir a longevidade do implante. Uma manutenção insuficiente pode conduzir a gengivites (inflamação da gengiva) ou a peri-implantites (inflamação dos tecidos à volta do implante).


Como a colocação de implantes é muito específica para cada caso, a avaliação de um cirurgião dentista especializado é essencial para tirar todas as dúvidas e auxiliar durante todo o tratamento. Não fique com dúvidas. Agende sua consulta.

Comments


bottom of page